O Carnaval de 2024 não apenas encantou o público, mas também teve um grande impacto na cena literária. Prova disso é que a obra Um Defeito de Cor, da mineira Ana Maria Gonçalves, alcançou o topo da lista de mais vendidos da Amazon. O feito aconteceu após o desfile da Portela na Marquês de Sapucaí, cujo enredo se baseou na obra da autora.

A edição de 2006 do romance histórico, que é um clássico da literatura antirracista, conquistou a preferência dos leitores. Além disso, a edição especial, de 2020, chegou a ficar no top 5 por dois dias seguidos e hoje está no top 15 de livros mais vendidos.

A repercussão do desfile refletiu diretamente nas vendas do livro, levando Um Defeito de Cor a ultrapassar Café com Deus Pai, de Junior Rostirola, livro que ocupava a posição anteriormente.

Abaixo, o Estadão Recomenda destacou varejistas que estão anunciando a obra, que é narrada pela perspectiva de Kehinde, uma criança sequestrada do continente africano. Aproveite para saber mais sobre o enredo conferindo a sinopse.