>> Crie um ambiente seguro: prepare um local seguro e tranquilo dentro de casa para seu cão se refugiar. Caso você viaje e leve seu cachorro junto, se certifique de criar esse espaço – pode ser um cômodo com poucas janelas, onde o som dos fogos é menos intenso. Deixe cobertores, brinquedos e até mesmo uma música suave ou com ruído branco, para criar um ambiente aconchegante.
>> Use abafadores de ouvido: essa é uma forma prática de evitar a exposição total do seu doguinho ao barulho intenso da queima de fogos. Para isso, você pode usar um abafador ou protetor de ouvido adequado e deixá-lo em um ambiente fechado, minimizando assim o contato com o barulho extremo.
>> Projete outros sons no ambiente: aqui você pode usar desde playlists relaxantes até máquinas de ruído branco. Dessa forma, seu cachorro não precisará se expor ao barulho. Para essa técnica ser mais eficaz, tente evitar ao máximo que o ruído de fora invada o ambiente.
>> Evite deixar seu cão sozinho: se possível, fique ao lado seu seu amigo de quatro patas durante a queima de fogos. Sua presença pode proporcionar uma sensação maior de conforto e segurança.
>> Converse com o veterinário: se a ansiedade do seu cão durante queima de fogos for significativa, consulte o veterinário. Ele pode recomendar opções como medicamentos prescritos ou soluções personalizadas para ajudar seu amigo peludo a passar por esses momentos estressantes.
Este conteúdo não é patrocinado. Os produtos são escolhidos imparcialmente por time de jornalistas do Estadão. Podemos ganhar uma comissão pelas vendas geradas através dos links – saiba como funciona nosso trabalho.