Não vamos cometer a irresponsabilidade de sugerir remédios nem vitaminas nesta postagem. Isso nós deixamos para os médicos, que são, afinal, os profissionais qualificados para tais indicações. Automedicação nunca é recomendável, combinado?

Diante do quadro de tempo seco e das abruptas oscilações de temperatura no País (e no mundo!), a proposta aqui é ajudar você a encontrar as melhores opções para identificar a gripe, uma das enfermidades mais comuns e recorrentes entre nós, e tratá-la seguindo direitinho a receita.

Ter um termômetro à mão para medir a temperatura e descobrir se estamos com febre, por exemplo, é fundamental. Outro dispositivo de grande utilidade à saúde são os inaladores, que ajudam a tratar gripes, resfriados e infecções por meio de vapores, eficazes para desentupir as vias aéreas, melhorando a respiração e aliviando os sintomas.

Na hora que bate o calafrio e a moleza no corpo, é sempre bom também contar com uma bolsa ou recipiente organizado de primeiros socorros de fácil acesso. E, claro, tomar os medicamentos sem errar nas doses nem pular os horários. Uma nécessaire com divisórias e os famosos porta-comprimidos dão conta do recado.

Fora isso, como em muitos casos os sintomas impactam também a respiração, pessoas com doenças pulmonares e cardíacas podem necessitar um oxímetro para acompanhar o nível de saturação de oxigênio no sangue durante a recuperação. O item não é essencial para um kit gripe e deve ser preferencialmente prescrito para uso domiciliar, mas pode ser adquirido como um complemento nesses casos.

 

__

Imagem em destaque: Organizador de comprimidos Puliv/Divulgação