Com o aumento das compras online de fim de ano, não é impossível que o presente que você comprou para ser entregue antes do Natal só chegue ao endereço correto depois das festas ou, pior, se perca no meio de tantas entregas. Nessas horas, o que fazer, além de pedir desculpa e lidar com a frustração?
Segundo Bianca Caetano, advogada da Proteste, se o cliente pagou para que o envio dos presentes fosse realizado o mais rápido possível, é tomar algumas medidas.
Em entrevista ao site Bora Investir, Bianca explica que o Código de Defesa ao Consumidor (CDC) garante o direito de escolher entre:
- O cumprimento da oferta;
- A entrega de outro produto de igual valor ou a prestação de serviço equivalente;
- O cancelamento do contrato e a devolução dos valores pagos, devidamente corrigidos.
Ela explica que a regra vale tanto para falha total quanto para atrasos. “Confira se o site é confiável e não se trata de uma fraude, e verifique se o prazo de entrega ofertado irá atender a sua necessidade. Importante ainda printar as telas com as informações da oferta e compra”, recomenda.
Já Sofia Coelho, advogada consumerista do escritório Daniel Gerber Advogados, orienta o comprador a entrar em contato direto com o fornecedor procurando o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou qualquer canal de comunicação divulgado pela empresa. “Caso não resolva a situação, deverá acionar o Procon ou, nos casos mais graves, a Justiça”, afirma a especialista.
A seguir, veja como reclamar com a empresa e o que fazer caso seu problema não seja resolvido.