1. Pesquisa e comparação de preços: Antes de realizar qualquer compra, é fundamental realizar uma pesquisa detalhada de preços. Para isso, o ideal é acompanhar os sites dos principais varejistas e comparar ofertas. Porém, se você quer ter acesso às melhores ofertas, de forma facilitada, pode acompanhar a curadoria do Estadão Recomenda.
2. Verificação da reputação do vendedor: Ao escolher um produto, dedique tempo para verificar a reputação do vendedor ou da loja. Comentários de outros consumidores e avaliações online são fontes valiosas de informações. Opte por empresas reconhecidas e evite aquelas com histórico negativo.
3. Certificação de segurança do site: Antes de inserir qualquer informação pessoal ou de pagamento, certifique-se de que a URL começa com “https://” e se há um ícone de cadeado na barra de endereços. Esses sinais indicam que a comunicação entre o seu navegador e o site é criptografada, garantindo a segurança dos seus dados.
4. Métodos de pagamento seguros: Opte por métodos de pagamento confiáveis e seguros e evite fornecer informações sensíveis, como senhas bancárias, por e-mails ou mensagens diretas. Você pode utilizar:
- cartões de crédito: que geralmente oferecem proteção adicional ao consumidor em caso de fraudes;
- cartões virtuais: que podem ser desativados após as compras.
5. Proteção contra golpes online: Evite clicar em links duvidosos e, em vez disso, acesse o site da loja diretamente através do navegador. Outra dica é manter seus dispositivos protegidos com software antivírus confiável.