“Começar a malhar“, “voltar a estudar“, “dedicar-se à leitura“, “aprender a tocar violão“, “curtir mais tempo em família“… Se você não cumpriu nenhuma das resoluções de Ano Novo que planejou para 2024, relaxe um pouco e saiba que você não está sozinho.
De acordo com um levantamento da Universidade de Scranton, localizada no Estado da Pensilvânia (EUA), compilado pela consultoria Statistic Brain, apenas 8% das pessoas que fizeram uma resolução para o ano seguinte cumprir seus objetivos.
Isso não quer dizer que você deva deixar de parar de sonhar em comprar uma casa, emagrecer ou atingir qualquer outra meta importante para a sua vida. O segredo é ser “esperto”.
Em inglês, a palavra smart às vezes pode significar “esperto”, outras vezes, “inteligente”. Já SMART é uma sigla usada para alcançar objetivos que representa as expressões Specific, Measurable, Achievable, Realistic e Time based — em resumo, suas metas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e temporais.
Seguindo esse método, em vez de traçar um objetivo genérico como “vou meter o shape em 2025”, o melhor a fazer é anotar num caderninho um plano para “emagrecer cinco quilos em três meses”.
Claro, uma ajudinha sempre vai bem. Se você decidiu que no próximo ano vai começar a correr, é bom ter um tênis adequado para isso. E com isso o Estadão Recomenda pode te ajudar. A seguir, você encontra uma curadoria com itens que podem tornar as 52 semanas de 2025 mais simples e prazerosas.