Dependendo do tipo de piso (e de sujeira), aspirar apenas o pó não é o suficiente. É preciso passar um bom e velho pano para fazer com que toda a sujeira suma e a casa fique um brinco. Assim, selecionamos uma lista com opções de aspirador robô que focam em passar aquele pano úmido pela casa, evitando que fique qualquer sujeira pelo caminho.

No entanto, vale a ressalva: assim como o aspirador robô não substitui o aspirador convencional, especialmente em cantos e texturas mais difíceis, a função passar pano não tem o mesmo resultado que os velhos rodo e mop, mas reduzem a frequência da faxina manual e evitam que a sujeira pesada se acumule.

Mais compacto

Imagem do produto Robô Braava Jet M6

Robô Braava Jet M6

O revolucionário Robô Passa Pano Braava Jet m6 conta com mais inteligência, permitindo o controle e programação de limpeza via aplicativo por cômodos e retorno automático para recarregar e depois voltar a limpar, além da possibilidade de trabalhar em conjunto com o Robô Aspirador Roomba para que você se surpreenda com uma limpeza completa dos pisos de sua casa!

A primeira opção de robô que passa pano é o Braava Jet M6. Fabricado pela Roomba, tradicional marca desse ramo, o aparelho é consideravelmente mais compacto por não ter a função de aspirar pó. Está disponível com preço a partir dos R$ 3.600 no Magazine Luiza, nas Americanas e na Amazon. O sistema interno é bem simples: um tanque de água é conectado com um jato de precisão, forte e certeiro, que joga água no chão. Depois, o equipamento passa o pano.

Em termos de funcionalidade, não há dor de cabeça. Unindo a capacidade de varrer com o pano, ele consegue retirar sujeiras e resíduos pegajosos dos pisos. Seu formato quadrado, e bastante compacto (27 x 5,5 x 9 cm), faz com que ele alcance quinas e passe na parte de baixo dos móveis. É o fim daquela sujeira escondida e da dor nas costas de quem tinha de se contorcer para alcançar embaixo do sofá, da cama e afins.

O único ponto de atenção do Braava Jet M6 está no mapeamento: por usar navegação por câmera e não a laser, ele se torna bem menos preciso e um pouco mais lento do que outros da categoria. Mas a bateria aguenta cerca de 150 minutos por carga e ele retorna sozinho para a base quando ela está próxima do esgotamento. Ou seja: tem autonomia total. Só é preciso ficar de olho no tal tanque de água.

Por fim, a conectividade é eficiente. Com um aplicativo simples e bastante funcional, o Braava Jet M6 não dá dor de cabeça. Pelo contrário. Você, do seu sofá, consegue ligar o aspirador e até mesmo escolher em qual cômodo fazer a limpeza. E o mais importante: no final do processo, a casa está brilhando. Apesar das dificuldades de mapeamento e navegação apresentadas, poucos limpam o piso com tanta eficiência com o pano molhado.

Mais Completo

Imagem do produto Aspirador Liectroux C30B Wifi

Aspirador Liectroux C30B Wifi

A tecnologia de navegação de mapa avançada permite que o robô detecte toda a casa e construa um mapa de rota de limpeza em tempo real, limpe em ordem de um cômodo para outro de maneira mais eficiente, graças ao chip inteligente japonês e vários sensores.

Enquanto o Braava Jet M6 varre e passa pano, o Liectroux C30B é mais completo: ele varre, aspira (secos e líquidos) e passa pano úmido. A partir de R$ 1.500, é encontrado no Magalu e na Amazon, entre outras lojas on-line. É um aparelho também bastante prático: retorna sozinho para a base de recarga de bateria quando está prestes a ficar descarregado, também tem reservatório (350 ml) para água e umedece o pano sozinho.

Além disso, também tem algumas particularidades de conectividade que chamam a atenção. É possível, por exemplo, agendar um horário para a limpeza e pode ser totalmente controlado via aplicativo, como o Braava Jet M6. Basta tocar em um botão e a limpeza está garantida. Um porém é que a navegação não é tão inteligente assim: ele não guarda o mapeamento 2D feito durante a limpeza, precisando refazê-lo a cada acionamento.

Mas e a questão central: ele limpa mesmo? A resposta é sim! Ele faz uma limpeza completa de respeito. Ainda que o poder de sucção fique um pouco abaixo de modelos totalmente dedicados à aspiração, o Liectroux C30B faz um bom trabalho ao tirar a sujeira aparente. Só fica devendo mesmo nos cantos, precisando da vassoura para completar. O que surpreende mesmo é a limpeza após passar o pano.

Como dito anteriormente, o aparelho não substitui aquela limpeza de vez em quando com vassoura e um paninho que chega em cada cantinho da casa. No entanto, com aparelhos como o Liectroux C30B, essa necessidade se torna bem menos frequente. Afinal, o aparelho cumpre muito bem sua função e não precisa ser supervisionado a cada passo.

Melhor da categoria

Imagem do produto Roomba s9

Roomba s9

Mais pensado do que você pensou – o Roomba i2 tira o aspirador de pó da sua mente com sugestões de limpeza personalizadas, alimentadas pela inteligência exclusiva do sistema operacional iRobot. Aprende seus hábitos e suas rotinas

A Roomba é líder em aspiradores robô e referência para outras marcas no segmento. O modelo s9, topo de linha, é conhecido por esvaziar sozinho o compartimento de sujeira, recarrega-se autonomamente e retoma o trabalho no ponto onde havia parado. Com mais opções de conectividade, tem o maior poder de sucção da categoria e surpreende na limpeza.

Tudo começa pelo design e pela qualidade do material. Nisso, o S9 não deixa dúvida alguma: ele é um dos mais bem construídos da categoria, com plástico resistente, mas flexível na medida certa, que não dá a impressão de que vai quebrar cada vez que ele chega à parede ou a algum móvel. Também é esteticamente bem resolvido, finalizado com uma tampa de cobre que revela não se tratar de um produto básico. O corpo em forma de D faz com que o aparelho alcance pontos complicados, como cantos e quinas. A limpeza debaixo dos móveis também é garantida pela altura de 8,8 cm.

O filtro requer alguma atenção e precisa ser limpo uma ou duas vezes por mês, dependendo do nível de trabalho. Em casas com animais de estimação, por exemplo, esse é um detalhe relevante.

Em termos de conectividade, o s9 funciona bem. Sem fazer muito ruído, ele circula pela casa criando um mapa virtual do ambiente, que é utilizado em novas passadas. No aplicativo do iRobot Home, é possível checar o mapeamento, agendar horários de limpeza para cômodos específicos e configurar limites virtuais – não precisa fechar uma porta para impedir que o s9 entre em um espaço, por exemplo. O aplicativo também mostra seu histórico de limpeza anterior e carga da bateria.

Quando a bateria está prestes a acabar ou o compartimento de sujeira está muito cheio, ele volta sozinho para a base – com alguma dificuldade, sim, mas volta. Depois, o sistema de navegação garante que ele retorne ao ponto em que havia parado, para evitar um ciclo incompleto.

Agora vamos ao que interessa: o s9 realmente limpa bem a casa. Em pisos sem empecilhos, como madeira, azulejo ou porcelanato, pode-se dizer que a limpeza é impecável. Ele consegue sugar pelos de animais e até mesmo aqueles grãozinhos menos visíveis. Claudica um pouco, porém, quando o compartimento, que suporta cerca de 0,5 litro de sujeira, fica cheio.

Em tapetes e carpetes, o desempenho do s9 varia. Em carpetes altos, surpreendentemente, o aparelho consegue vencer a barreira, subir e fazer uma boa limpeza, também sugando pelos de animais e até mesmo detritos mais pesados em sua primeira volta. Pode exigir, no entanto, alguns ciclos extras para limpar tudo. No caso de tapetes baixos, a dificuldade de limpeza fica um pouco mais evidente e é preciso mesmo repetir o ciclo algumas vezes.

No final das contas, funciona bem, principalmente porque tem um poder de sucção bem maior do que o que se vê em aparelhos concorrentes.

Veja também outra opção de aspirador de pó: