Quando o calor se torna um incômodo para dormir, há algumas opções para refrescar o quarto. Ventiladores são a alternativa mais barata, mas podem ser barulhentos e atrapalhar o sono. Já o ar-condicionado pode ser um problema tanto pelo preço quanto pela possibilidade de instalação no ambiente — alguns condomínios mais antigos, por exemplo, proíbem a instalação do equipamento.

Nesses casos, o climatizador é uma solução que fica  no meio do caminho: não resfria tanto quanto, mas há modelos silenciosos quem pode lidar com o calorão sem interromper o descanso.

Para ser considerado silencioso, o climatizador deve operar abaixo de 60 decibéis, volume equivalente ao de uma conversa em tom baixo — fabricantes costumam adotar essa faixa como referência para rotular produtos como silenciosos. Essa característica é essencial para garantir tranquilidade.

Qualidades extras incluem funções como temporizador, modo noturno, desligamento automático e baixo consumo de energia. Esses recursos tornam o ambiente mais confortável e evitam o uso prolongado e desnecessário do aparelho.

O cuidado mais importante a tomar antes de comprar um climatizador é com o tamanho do ambiente: em geral, eles tendem a ser mais eficazes em espaços pequenos. Confira a seguir algumas opções para baixar a temperatura na hora de deitar.