O umidificador é uma facilidade pensada para combater os efeitos do ambiente seco e das altas temperaturas na saúde. Daí que sua função consiste em transformar água líquida em vapor fresco e agradável. Seus benefícios incluem desde alívio do ronco até a prevenção de incômodos a exemplo de nariz entupido, rinite e pele ressecada.
Além disso, para quem busca relaxamento, os umidificadores difusores de essências são uma boa escolha, permitindo a dispersão de aromas perfumados relaxantes como lavanda e camomila.
Para que tais benefícios não sejam comprometidos, porém, é de vital importância manter a água do reservatório limpa. Você sabe, não faz bem deixar a sujeira se acumular, tampouco favorecer a proliferação de vírus e bactérias. Por isso mesmo, trocar a água diariamente é uma prática também recomendada.
Dúvida comum, e até instintiva, de quem tem filhos pequenos, é se pode deixar o umidificador ligado a noite toda no quarto do bebê. Nesse caso, é válido consultar o pediatra para garantir a segurança e eficácia do eletroportátil. Posicionar o aparelho corretamente, longe do berço e com a temperatura ajustada, por exemplo, são as precauções gerais, indicadas pelas próprias marcas, a fim de evitar resfriados e manter um ambiente saudável.
Já acerca de como e por quanto tempo usar, o ideal é ligar o dispositivo quando a umidade do ar estiver abaixo de 40% e desligá-lo após 3 a 4 horas, sem deixar passar de 50%. É que o excesso de umidade causa mofo e bolor nos móveis, objetos e paredes.
Reunimos, após a publicidade, algumas sugestões.