Apesar de o ar-condicionado de parede ser a opção mais lembrada para resfriar a casa nos dias mais quentes, existem algumas opções que podem ser até mais indicadas que esse aparelho.

É o caso do ar-condicionado portátil, alternativa para situações onde não é possível ou vantajoso instalar um modelo de parede, como imóveis alugados ou nos quais a rede elétrica não suporta a instalação do equipamento.

Recomendado para espaços menores, ele resfria o ambiente ao sugar e refrigerar o ar interno, devolvendo-o ao ambiente enquanto elimina o ar quente através de uma mangueira de exaustão que deve ser conectada a uma abertura externa, como uma janela.

Embora ocupe algum espaço no chão, esse eletrodoméstico pode ser transportado para outros cômodos da casa (desde que tenham uma janela, claro), dispensando a instalação de dois aparelhos no mesmo endereço.

Além de resfriar, alguns modelos possuem funções adicionais, como ventilação e desumidificação, que podem atender a necessidades específicas de climatização. A seguir, veja algumas orientações sobre como escolher um ar-condicionado portátil e conheça opções disponíveis no mercado.