Feito para refrescar ambientes pequenos, o ventilador de mesa conta ainda com outra vantagem: pode ser mais facilmente transportado e, justamente por isso, boa opção para levar em viagens.

Embora o tamanho limite sua potência, eles são uma alternativa para quem não pode ou não quer investir em aparelhos maiores ou em um ar condicionado.

Ao escolher um ventilador de mesa, é importante considerar a potência, número de pás e tamanho da hélice. Para o quarto ou o home office, vale procurar exemplares silenciosos, que minimizam distrações.

O tamanho médio das pás costuma variar entre 30 e 40 centímetros, o que influencia diretamente na capacidade de ventilação. A potência média desses eletroportáteis fica entre 30 e 60 watts.

Entretanto, muitos modelos mais simples não contam com funções extras, como o timer, recurso encontrado nos exemplares de maior preço. O valor desse tipo de produto fica entre R$ 100 e R$ 350, dependendo da marca e das funções oferecidas, tornando-os acessíveis e práticos para diferentes necessidades.

Confira a seguir três ventiladores de mesa bem avaliados pelos consumidores.