O ventilador de mesa é ideal para refrescar ambientes pequenos e contam ainda com outra vantagem: podem ser facilmente transportados entre cômodos ou usados e, justamente por isso, são ideais para levar em viagens.
Embora o tamanho limite sua potência, eles podem ser uma opção para quem não pode ou não quer investir em aparelhos maiores ou em um ar condicionado.
Ao escolher um ventilador de mesa, é importante considerar a potência, número de pás e tamanho da hélice. Para o quarto ou o home office, vale procurar exemplares silenciosos, que minimizam distrações.
O tamanho médio das pás dos ventiladores de mesa costuma variar entre 30 e 40 centímetros, o que influencia diretamente na capacidade de ventilação. A potência média desses eletroportáteis fica entre 30 e 60 watts.
Entretanto, muitos modelos mais simples não contam com funções extras, como o timer, recurso encontrado em ventiladores de maior preço e complexidade. O valor desse tipo de produto fica entre R$ 100 e R$ 350, dependendo da marca e das funções oferecidas, tornando-os acessíveis e práticos para diferentes necessidades.
Confira a seguir três ventiladores de mesa bem avaliados pelos consumidores.