Feita já ao estilista de segunda — ou mais distante — viagem, a máquina de costura overlock é uma alternativa que preza pelo acabamento. Isso é possível, pois costura e corta o tecido simultaneamente, evitando que as bordas desfiem e conferindo flexibilidade ao acabamento. Para quem cogita dar esse passo à frente, a influenciadora digital Laura Brito explica porque considerar o investimento.

A influencer acredita que costurar é muito mais do que uma atividade prática: é uma forma de expressar criatividade e, ao mesmo tempo, alcançar liberdade para personalizar roupas e acessórios. “Só comece! Costurar amplia nossos horizontes criativos. Além de reaproveitar roupas, você pode fazer ajustes em casa e, quem sabe, até monetizar o hobby”.

Segundo ela, a máquina de costura overlock se destaca em projetos que exigem mais precisão. “Ela une e refila os tecidos ao mesmo tempo, reduzindo desperdícios e garantindo um acabamento mais profissional em comparação às máquinas tradicionais”, comenta. 

Ainda assim, Brito recomenda não adquiri-la antes do usuário checar suas necessidades individuais, como o volume de produção, o tipo de tecido mais utilizado e a frequência de uso do equipamento. Para iniciantes, por exemplo, máquinas domésticas — como as indicadas pela especialista (e outros) nesta matéria — já costumam dar conta do recado.

A seguir, separamos algumas dicas para escolher uma boa overlock, além do modelo favorito da influenciadora.