Ter um kit de ferramentas em casa é básico para quem vence o medo de martelar o dedinho e está disposto a realizar pequenos reparos e instalações por conta. Desde pendurar quadros até consertar uma porta de armário, algumas ferramentas fazem toda a diferença na hora de resolver imprevistos. 

De acordo com Érico Tavares, empreendedor do ramo da marcenaria, não é preciso muito para garantir o essencial. “Basta um martelo, uma chave de fenda, uma chave Phillips (de precisão) e um alicate. Assim, você já está preparado para resolver os principais problemas domésticos, como regular um armário ou instalar a moldura de uma porta”, afirma.

Para além das ferramentas manuais, Tavares recomenda, apenas, uma furadeira com função de parafusadeira — que não exige habilidades profissionais para ser usada. Duas em um, sua função parafusadeira é útil para ajustes rápidos, como apertar parafusos, enquanto a furadeira ajuda em trabalhos que demandam mais força, perfurando paredes. “Minha dica é investir em modelos sem fio, pela liberdade de movimento”, sugere.

Por fim, o marceneiro recomenda alguns acessórios, como trena, buchas de parede e uma régua de nível — não são essenciais, mas facilitam o manejo do restante do kit. “São instrumentos acessíveis, fáceis de usar e que trazem uma precisão que, muitas vezes, falta nesses reparos diários”.

A seguir, trouxemos algumas dicas para escolher o equipamento certo e separamos os favoritos do mercado e do especialista.