Espirrei aqui, espirrou aí? Se existem duas coisas que o típico alérgico repudia na vida, são elas o pó e a mudança de temperatura. Como não temos controle sobre o clima, resta-nos manter a faxina de casa em dia. Ainda assim, não é todo produto que dá conta de remover os ácaros, fungos e bactérias impertinentes. Para isso, o recomendado é buscar por um aspirador com filtro Hepa.
Indicado, inclusive, pela Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA), o filtro é um acessório responsável por reter 99,9% dos microrganismos nocivos. Quando acoplado a um aspirador de pó, por exemplo, torna-se ideal para a limpeza de colchões, travesseiros, almofadas, cortinas e tapetes. Esse é o caso do modelo antiácaro da WAP (a partir de R$ 443,92).
Na Amazon, para se ter ideia, o modelo ultrapassou 300 compras apenas no último mês – o antiácaro mais vendido da categoria. O bom retrospecto está aliado, principalmente, à sua função 3 em 1. Isto é, além de aspirar, o dispositivo também vibra – levantando as pequenas sujeiras da superfície – e emite Luz UV germicida.
Sua nota média, de 4,6/5 estrelas (a partir de mais de 300 avaliações), remete à experiência positiva de pessoas alérgicas ou que sofrem de doenças respiratórias. Graças à tecnologia de dupla filtragem – com Hepa – e a emissão da luz ultravioleta, é possível mitigar a ação dos microorganismos.
Portátil e compacto, o aspirador peca, somente, na autonomia. Isto ocorre, pois o modelo não funciona fora da tomada. Ainda assim, os usuários não costumam apontar o elemento como um obstáculo. Pelo contrário, os 3,5 metros de comprimento do fio conferem a mobilidade necessária ao aparelho. Veja mais detalhes abaixo.