Entre as diversas soluções eletroportáteis para a limpeza da casa, os vaporizadores se destacam pela higienização eficiente sem a necessidade de produtos químicos. Com essa proposta, eles possibilitam uma faxina prática, econômica, mais saudável e sustentável.
Isso ocorre porque os aparelhos utilizam vapor de alta temperatura para eliminar sujeiras, germes e bactérias, tornando-se aliados na preservação de superfícies. No mercado, existem diferentes tipos de vaporizadores, inclusive alguns específicos para roupas.
A eficiência varia basicamente de acordo com a potência, a capacidade do reservatório e a temperatura que cada modelo é capaz de atingir. O comprimento do cordão elétrico e a portabilidade do produto também são importantes. As melhores opções partem de 1000W e chegam a 1500W de potência, com um cordão elétrico de 3 metros.
Uma temperatura de vapor entre 100°C e 110°C é ideal para limpar azulejos, estofados, tapetes, cortinas, placas e vidros, prevenindo a disseminação de ácaros, bactérias e vírus. A capacidade do reservatório pode variar de 250 ml a 1,5 litro.
Para se ter ideia, estima-se que uma potência de 1250W ofereça tempo de aquecimento de 7 minutos, enquanto um reservatório de 750 ml proporciona autonomia de 20 minutos de vapor contínuo, com menos paradas frequentes para reabastecimento.
Os dispositivos mais versáteis incluem uma variedade de acessórios, como bicos multiuso, escovas de nylon e inox, e bico rodo, que minimizam esforços. Confira indicações abaixo.