Antes de tudo, é bom levar em conta algumas prerrogativas. Nada de beber vinho em taça de gim, por exemplo, ou guardar a garrafa na geladeira. Com acessórios práticos, você consegue apreciar o melhor da experiência e servir as pessoas da maneira correta, com segurança e sem passar vergonha.
Aposte em nossas sugestões para cada etapa do ritual:
ABRIR
Totalmente automático
Abridor de vinho elétrico
Riscos que se corre por não ser um expert em abertura de garrafas de vinho incluem remover só metade da rolha, partindo-a ao meio, quebrar ou rachar a boca da garrafa, ou simplesmente demorar muito até conseguir o que se pretende.
Abridores de vinho elétricos como este oferecem uma solução prática, rápida e, além de tudo, cheia de classe para a questão. O dispositivo funciona a 4 pilhas AA e têm uma base com um motor elétrico que gira uma espiral para dentro da rolha, permitindo que ela seja retirada sem muito esforço. O modelo específico ainda faz o trabalho de cortar o lacre.
Fácil de usar
Kit sommelier
Para quem já é mais experiente ou apenas aprecia o método tradicional de se abrir e servir o vinho, uma opção é o kit de 9 peças que vem em uma maleta de couro sintético, da Attitude Mix. Estão incluídos no conjunto abridor de vinho com alavanca dupla, saca-rolhas com duas alavancas para facilitar a remoção, cortador de lacre, anel anti-gotas, termômetro, aerador, bico dosador, três tampas de borracha para vedar garrafas de abertas e manter o vinho fresco por mais tempo, e escova de limpeza para para limpar o interior do bico dosador e do aerador.
Confira também:
Vinhos: escolha a melhor adega climatizada para você
Whiskies: um guia prático para escolher
SERVIR
Oxigenação instantânea
Decanter
Após aberto, um bom vinho pode levar horas para atingir toda a sua complexidade de coloração, aroma e notas gustativas. Por isso, é recomendado o processo de decantação e aeração. O conjunto faz ambas as coisas. Inclui decanter de vidro transparente com capacidade de 1,5 litros para armazenar o vinho e permitir a aeração, base de metal, filtro de aço inoxidável que se encaixa na base e ajuda a remover sedimentos e impurezas da bebida, suporte de metal que permite que o decanter seja usado para servir o vinho diretamente da garrafa, e escova de limpeza. Fácil de usar e limpar.
Conjunto jantar
Taças
Existem diferentes tipos de taças, cada um com um formato mais adequado para determinada categoria de vinho. Sugerimos este jogo pelo fato de oferecer seis peças com um design standard, que vai atender bem à degustação de qualquer uva de rótulos tintos. Cada taça tem uma capacidade de 600ml e é feita de vidro transparente de boa qualidade. Uma escolha acessível que cumpre sua função.
GUARDAR
Preserva a qualidade da bebida por mais tempo
Tampa para vinho
Não é todo mundo que bebe uma garrafa de vinho inteira. Muita gente tem o hábito de tomar uma taça a cada ocasião. Mas reaproveitar a rolha da garrafa recém aberta não é a melhor opção. O ideal é garantir um fechamento hermético. Para isso, existem tampas especiais como esta da Brinox, disponível em um conjunto composto por duas tampas de aço inoxidável. Basta colocá-la sobre a boca da garrafa e pressionar para baixo para selar. Ela se encaixa firmemente, impedindo a entrada de ar e evitando que o vinho oxide.
Isolada a vácuo
Garrafa térmica
Caso você não faça questão de investir em uma adega climatizada, há de concordar que manter a temperatura fresca do vinho não seja nada mal. Uma alternativa é armazenar o rótulo em uma garrafa térmica como a da CamelBak, feita de aço inoxidável com isolamento a vácuo de parede dupla, que tem capacidade de 750ml e consegue manter líquidos frios por até 24 horas.
Leia mais:
Garrafas térmicas: para bebidas quentes ou frias, elas são perfeitas em casa ou no escritório
Adegas garantem que vinhos fiquem na temperatura e posição ideais para consumir
__
Foto de Marcelo Leal/Unsplash