“Mulher que bebe cerveja é elegante?” A questão, direcionada recentemente a uma influenciadora, causou alvoroço nas redes sociais, despertando debates sobre estereótipos de gênero em pleno 2024.
Sua opinião contundente reforçou o estigma: “Beber cerveja jamais será elegante. Jamais. Ainda que se trate de uma cerveja cara, jamais será elegante, tanto para o homem como para a mulher. Para mulher é ainda pior, você sabe disso…”
No entanto, muitas mulheres desafiam essa visão antiquada com elegância que vai um bocado além do ato de beber, estendendo-se aos bastidores da indústria cervejeira, onde profissionais femininas ainda enfrentam discriminação, como abordado em reportagem do Paladar.
Luiza Tolosa, fundadora da cervejaria Dádiva, decidiu agir. Seu projeto, “Criado por Elas, Liderado por Elas”, destaca cervejarias brasileiras dirigidas por mulheres. Após um post no Instagram e uma campanha de recrutamento, 26 cervejarias se uniram à proposta. A estreia, marcada para 9 de março, na sequência do Dia Internacional da Mulher, apresentará cervejas exclusivas com o emblema “Eu apoio negócios criados e liderados por mulheres”.
O evento, no Greta Galpão, em São Paulo, contará com 15 torneiras de chopes especiais, comida e música selecionadas por mulheres. Os ingressos, a R$ 40, incluem um copo exclusivo do movimento (demais despesas cobradas à parte). Confira mais detalhes.
Como os rótulos do programa ainda serão lançados, por ora não é possível encontrá-los à venda no e-commerce. Mas, abaixo, indicamos três opções artesanais disponíveis de empresas participantes com alma feminina.