Recentemente, a cerveja Budweiser Zero foi eleita campeã do teste às cegas realizado pelo Paladar. Mas o que tanto agradou aos paladares dos sommeliers?

No Brasil, a história da versão sem álcool da bebida, lançada em março de 2022, não está ligada apenas à boemia, mas também à música. A estreia do produto no país ocorreu durante os três dias do festival Lollapalooza, por meio de ativações com o público presente.

Como alternativa para quem não pretende ou não pode ingerir álcool, as cervejas zero enfrentam o mesmo dilema de produtos que simulam ingredientes inexistentes: a fidelidade do sabor. Assim, as bebidas são classificadas, além da experiência individual proporcionada, pela proximidade ao sabor da versão original. É a busca pela reprodução fiel.

No caso da Budweiser, o sabor e a refrescância semelhantes à versão alcoólica conquistaram o júri. O amargor mais marcante e a boa carbonatação também favoreceram a Budweiser em relação à segunda colocada, Heineken, descrita como menos acentuada em ambos os aspectos.

Composta apenas por água, malte, arroz, lúpulo e aromatizantes, a cerveja apresenta teor alcoólico de 0,0%. Ainda assim, com espuma persistente, aroma frutado e final seco, ela consegue enganar, positivamente, o paladar de críticos e público.

“A sensação é de que você está bebendo cerveja com álcool. Essa é a melhor de todas que já provei.” — cliente Amazon.