Apreciadores de bebidas já perceberam faz um tempo que as esferas de gelo vêm conquistando profissionais e amadores da coquetelaria. Não só pela imagem que proporcionam aos drinks, mas porque, em determinados casos, apresentam-se como o produto ideal e, de fato, útil.
Isto se dá por conta das leis universais da natureza, relacionadas, em particular, ao “estado físico da matéria”, que a gente aprende na escola. As bolas de gelo duram mais pelo fato de que, em comparação com o formato em cubos, têm menos área de superfície. Ou seja, os cubos de gelo derretem muito mais depressa, uma vez que oferecem mais contato com o líquido ao redor.
Sendo fácil de manipular, com a mão ou pegadores, devido justamente ao seu desenho livre de quinas, as esferas de gelo cumprem o objetivo de dar um aspecto sofisticado às suas bebidas e gelar de maneira satisfatória durante o consumo. Para obtê-las, os kits com formas de duas unidades, na dimensão tradicional (cerca de 6 cm de diâmetro), custam de R$ 20 a R$ 40.
Em avaliações, clientes apontam que esse tipo de produto costuma ser “simples de usar e desenformar”, e que “as esferas ficam perfeitas”.