Se você costuma receber amigos e família para festas em casa, investir em uma cervejeira pode valer a pena: além de manter as bebidas na temperatura ideal, o equipamento também libera espaço no freezer para armazenar garrafas e latas. Antes de escolher, contudo, é importante prestar atenção em alguns recursos dos equipamentos.

O primeiro deles é a capacidade de armazenamento. Para quem tem pouco espaço em casa ou no apartamento, há modelos menores, com até 48 litros, e que comportam cerca de 40 latinhas. Se o ambiente for maior, vale considerar cervejeiras de 82 litros, que comportam até 75 latas de 350 ml ou 37 garrafas de 600 ml.  Já equipamentos acima de 300 litros são mais indicados para uso comercial ou grandes confraternizações.

O controle de temperatura é outro diferencial: alguns modelos trabalham com temperaturas de até 18ºC, permitindo manter outras bebidas, como vinhos e espumantes, geladas na medida certa. Para maior precisão, opte por modelos com controle eletrônico.

Considere também o consumo de energia. Em média, uma máquina dessas utiliza 135 kWh/mês, similar a uma geladeira pequena. Exemplares com tecnologia Frost Free ajudam a economizar energia ao evitar a formação de gelo. E cervejeiras horizontais, por exemplo, podem gastar até três vezes menos.

Por fim, o design é importante. Equipamentos verticais são mais compactos, enquanto os horizontais, com rodinhas, oferecem maior mobilidade e consumo eficiente.