Máquinas lava-louças estão entre os eletrodomésticos com faixa de preço média-alta, e por isso, muita gente tem dúvidas sobre comprar uma. Em favor, a tecnologia atual para esse tipo de produto é das melhores, mais práticas e funcionais já existentes. Além disso, trata-se de itens duráveis.
Só pela economia de tempo e qualidade da limpeza oferecida — que inclui a esterilização de pratos e talheres com água super quente — valeria a pena o investimento. Mas, o ponto negativo é que você vai precisar de uma cozinha espaçosa.
Caso não conte com muito espaço, more sozinho ou com poucas pessoas, talvez prefira lavar louça à moda antiga. Porém, para famílias grandes ou casas com mais de quatro moradores, as lava-louças passas a ser uma opção realmente vantajosa.
A partir do segundo ano, os gastos com água, energia e produtos de higienização são proporcionalmente menores do que se gastaria na pia, apontam os fabricantes.
Mas como escolher?
A primeira característica importante a se considerar na hora de escolher uma lava-louças é a sua capacidade, que neste caso é medida em serviços. Estes correspondem ao conjunto de utensílios à mesa de uma refeição por pessoa.
Indica-se, para uma casa com quatro pessoas, por exemplo, um modelo a partir de 8 serviços. Já para famílias maiores ou que costuma receber muito amigos e parentes, os modelos de 14 serviços são os mais indicados.
Para te ajudar nessa escolha, nós do Estadão Recomenda separamos uma lista de modelos mais vendidos e melhores avaliados. Confira a seguir.