Como o nome em inglês sugere, um mixer serve para misturar coisas. Pelo menos era assim quando os primeiros aparelhos desse tipo surgiram. As versões mais simples, e que ainda hoje continuam à venda, são indicadas para preparar bebidas, como milkshakes e vitaminas e molhos.

Com o tempo, os mixers ganharam uma lâmina e mais funções: os modelos multiuso (3 em 1) são capazes de preparar receitas mais complexos e, além de misturar, podem processar e triturar alimentos.

A potência deve ser considerada: até 300 watts são adequados para líquidos e preparar cremes, enquanto modelos acima de 400 watts trituram ingredientes mais rígidos, como queijos e castanhas. Ajustes de velocidade dão mais controle às receitas.

Mixers com copo medidor ou jarra permitem maior versatilidade. A capacidade do recipiente influencia a quantidade de alimentos processados de uma vez, por isso, atenção a esse detalhe.

Facilidade de limpeza é outro ponto: modelos compactos e com peças desmontáveis são mais práticos. Mixers como o BMX400P, da Britânia, destacam-se pela variedade de uso e ocupam pouco espaço. Verifique também se o produto pode ir ou não à lava-louças.

A seguir, veja mais opções de mixer para compra.