Existem três tipos de máquina de sorvete:
– Processador: simples de usar, elas reduzem os alimentos a uma mistura uniforme, porém, os alimentos precisam estar previamente congelados. Ideais para preparos de sorbets e gelattos de frutas, a sobremesa fica pronta na hora.
– Pote refrigerável: esse tipo de máquina proporciona sorvetes mais elaborados e com textura mais densa. Contudo, é preciso deixar o pote no freezer com algumas horas de antecedência (cada modelo tem um tempo adequado). Ideal para sorvetes à base de leite, a sobremesa fica pronta em cerca de 20-40 minutos.
– Compressor: para sorvetes com qualidade de nível profissional essas são as máquinas ideias: elas permitem fazer de frozen yogurt a sorvete. O aparelho é autorefrigerável e consegue manter a temperatura por tempo determinado após o fim da mistura, mas são modelos bem mais caros.
Após escolher o modelo ideal, também vale a pena ficar atento à potência (medida em watts). Modelos com baixa potência até economizam energia, mas demoram mais para produzir o sorvete e ainda entregam menos sobremesa no resultado final.
Também vale a pena buscar por modelos que tenham abertura na tampa. Com essa adaptação, dá para incluir ingredientes posteriormente, como granulado ou pedaços de frutas e doces, por exemplo.
Por fim, mas não menos importante: a capacidade de preparo (medida em litros). Quem vai fazer sorvete para grupos grandes pode se decepcionar com modelos que preparem apenas 1 litro de sorvete por vez.