Se você acredita que a panela de pressão elétrica é sinônimo de “panela de arroz”, saiba que ela vai vem além disso. Capaz de preparar carnes, sopas e muitas outras receitas tradicionais, esse aparelho pode ser usado de maneiras inusitadas — pelo menos é o que afirma o influenciador gastronômico Daniel Frota: “Dá para usá-la como pipoqueira, para fazer macarrão e até como equipamento para criar alho negro, cozinhando lentamente por dias.”

O influenciador conta que já viu usarem as panelas até para sobremesas, como pudim ou brigadeiro gourmet. “O limite é a imaginação de quem está cozinhando”, afirma.

“Ela não apenas faz tudo o que uma panela de pressão cozinha, como também realiza preparos de uma panela convencional ou frigideira, explica”. No seu tempo com o eletroportátil, o influenciador conta que já preparou de tudo, desde arroz e feijão, até ovo frito, bife, moqueca e, mesmo, bolo.

Segundo o influenciador, o equipamento pode, até mesmo, substituir o fogão em cozinhas com espaço reduzido. “Só não tem tanta área como uma frigideira, nem mais de um compartimento, como as bocas do fogão. Mas basta preparar as refeições em etapas, ter bom senso e criatividade”. 

Quando perguntado sobre as vantagens do aparelho, Frota indica a segurança e a velocidade. Para o influenciador, “só dela desligar automaticamente, evita-se a maioria dos acidentes”. Além disso, o tempo de preparo é menor, economizando gás e energia. “Uma carne que levaria duas horas no fogão, por exemplo, fica pronta em 40 minutos na panela elétrica”, completa.

A seguir, separamos alguns dos principais modelos do mercado e recomendações do especialista sobre como comprar uma panela de pressão elétrica para a sua cozinha.