Como moer grão de café? Antes de adquirirmos o moedor de café automático da Oster, havíamos testado um modelo manual. Apesar do tempo de preparo mais longo e das dores no braço, o resultado satisfazia. Porém, devemos admitir: abraçar a praticidade – e uma certa preguiça – vale a pena.
Em média, um moedor manual demora de 2 a 5 minutos para moer 45g de café. Já o modelo testado, para uma quantidade de até 50g de grãos, realiza o processo em até 18 segundos – dependendo da espessura de moagem esperada. Aos matemáticos de plantão, falamos de uma eficiência aproximadamente 6 a 15 vezes maior.
No entanto, se engana quem acredita que a rapidez impacta no sabor. Sem nenhum barista à frente dos testes – apenas apreciadores casuais –, o gosto permaneceu inalterado. Bastaram alguns segundos pressionando o botão de ativação, conforme recomenda o manual, para atingirmos uma moagem fina – próxima a de um grão de sal.
Além de rápido, o dispositivo entrega um conteúdo uniforme, diferente do obtido em alguns momentos com o modelo manual. Assim, não é preciso repetir o processo de moagem para atingir resultado competente.
A ressalva, contudo, reside na sua simplicidade. O fato de não ser possível definir diferentes níveis de trituração nos obriga a jogar na “tentativa e erro”. Isto é, o que define a espessura do grão não é um comando programado, mas sim o tempo de pulsação acionadas pelo usuário. Em outras palavras, mais pelo feeling.