O liquidificador é um dos aparelhos mais presentes nas cozinhas brasileiras e é essencial no preparo de receitas como sucos, purês, molhos e sobremesas. Mas com tantas opções no mercado, como garantir uma compra certeira? Gabriel Salvini, chef da cozinha de pesquisa e desenvolvimento do restaurante Mocotó, compartilhou dicas valiosas para ajudar a escolher um modelo que combine potência, praticidade e durabilidade.

Para Salvini, o liquidificador é indispensável, seja na cozinha doméstica, seja na profissional. “Aqui no restaurante, por exemplo, muitos dos nossos processos atrasariam ou, pelo menos, ficariam mais complicados sem ele”, afirma Salvini. O destaque do chef vai para a versatilidade do aparelho, que se adapta a diferentes preparos e texturas.

Par quem vai usar em casa, onde reconhece não cozinhar tanto quanto gostaria e “bem menos do que a família me pede”, o chef explica ser possível encontrar modelos honestos, por preços acessíveis. A seguir, separamos suas principais dicas e elencamos seus modelos favoritos.