Fazer uma decoração bem bonita na mesa para servir a ceia de Natal é uma tradição em muitas casas e uma forma de chamar a atenção para a celebração de fim de ano. E não precisa ser complicado: basta um pouco de planejamento e criatividade, afirma a produtora visual Luana Prade, especializada em montar decorações e sets para comerciais.
De acordo com Luana, o primeiro passo é escolher as cores e o estilo da decoração. Embora o tradicional vermelho e verde ainda sejam os preferidos do Natal, há espaço para variar. Mesas em tons mais claros, com detalhes brilhantes, também entram na lista de de ideias da produtora. “Você pode criar combinações únicas, como rosa e vermelho, branca com prata e dourado, ou até azul, e ainda manter o espírito natalino”, sugere.
O arquiteto Sig Bergamin leva a ousadia um pouco mais longe. Para ele, o Brasil copiou modelos estrangeiros com neve, vermelho e verde, além de muitas decorações artificiais. Sua proposta é de “um Natal nos trópicos”, envolto de elementos naturais, como pinheiros verdadeiros, e uma paleta mais leve e fresca. “Abuse do branco, dourado e prata. Toques de vermelho são bem-vindos, mas apenas em flores naturais”, diz.
Outra dica é reaproveitar objetos que já estão em casa. Desde taças de vinho como porta-velas até arranjos na sopeira, recebendo pinhas ou bolinhas natalinas, a criatividade pode transformar itens simples em peças centrais da decoração. Para Bergamin, o mais importante é fugir de regras ou padrões definidos: “Exagerar. Natal tem que exagerar. É uma festa de família e das crianças, que devem participar da montagem da decoração. É uma data que precisa ser leve e saudável”.
A seguir, separamos dicas dos dois especialistas para escolher toalhas, louças, talheres e outros itens essenciais para compor uma mesa de Natal.