Já parou para pensar que regamos as plantas pelo lado contrário? Ou seja, molhamos de cima para que a água afunde na terra e suba de novo pelas raízes – uma trabalheira.
Um vaso autoirrigável, por sua vez, utiliza cordas para simular as raízes e jogar a favor da planta. Assim, o líquido sai de um reservatório coberto, evitando a proliferação de larvas e mosquitos, e segue seu caminho natural.
Porém, mais do que uma ode à ciência e alternativa à água parada, o aparelho também serve como solução aos pais e às mães de planta de primeira viagem. Isto é, que ainda não se adaptaram à função de irrigar os “filhinhos” periodicamente.
Dependendo das condições, como a irradiação do sol ou o tamanho e espécie, apenas será necessário encher o reservatório a cada 7 a 15 dias. Assim, o produto facilita a rotina dos esquecidos de plantão – e de plantinha. Dessa forma, é possível viajar sem esquentar a cabeça, economizar na água e, até mesmo, enriquecer a decoração da casa.
Segundo comparadores de preços, o custo médio de um vaso autoirrigável costuma variar de R$ 30 a R$ 150 – dependendo de fatores como tamanho, material e, claro, sistema de irrigação. Abaixo, tratamos melhor sobre o assunto e recomendamos alguns produtos que aparecem como referência.