Escolher um perfume durante a gravidez pode ser tornar um desafio para algumas mulheres. Com as mudanças hormonais, o olfato fica mais sensível e, fragrâncias que antes eram agradáveis, podem causar enjoos ou desconforto nas gestantes. Além disso, algumas substâncias presentes nos produtos podem não ser recomendadas nesse período.

Para entender melhor essa questão, conversamos com Luane Lohn, perfumista e CEO da Ciclo Cosméticos, sobre como escolher o aroma ideal e quais cuidados são necessários.

“Deve-se evitar principalmente ingredientes potencialmente irritantes. Substâncias como ftalatos, almíscar sintético e alguns tipos de óleos essenciais, como os de alecrim, cânfora e hortelã-pimenta, podem ser arriscados”, explica. Essas substâncias podem desencadear reações alérgicas severas, causando desconforto para as mamães e o bebê.

Em geral, Luane recomenda dar preferência a cheiros mais leves, como cítricos, florais e frescos, comuns em perfumes chamados ‘clean beauty’, que também tem fórmulas mais naturais e sem álcool. Dentre as notas destacadas, estão bergamota, limão e lavanda.

Com base nas orientações da perfumista, selecionamos cinco perfumes indicados para uso durante a gestação. Veja a seguir.