Já percebeu vermelhidão persistente no rosto, semelhante à acne, e ficou preocupado? Pode ser que você esteja lidando com rosácea, uma condição dermatológica crônica que afeta, principalmente, adultos de meia-idade. Essa inflamação surge geralmente no centro da face, mas pode se espalhar para outras áreas.
Além de medicamentos, a escolha correta do hidratante é essencial para o manejo dos sintomas e para fortalecer a barreira cutânea. A dermatologista Natássia Pizani Mazza alerta que o uso de produtos com álcool, fragrância e conservantes fortes, como parabenos e formaldeído devem ser evitados, pois podem ressecar e irritar ainda mais a pele.
Entre os ativos indicados para acalmar a face, estão a aloe vera, ácido hialurônico, extrato de chá verde e manteiga de karité. “Um bom hidratante pode ajudar a fortalecer a barreira cutânea, prevenindo a perda de umidade e reduzindo a sensibilidade”, adiciona.
Para as peles oleosas e mistas, a dermatologista recomenda o uso de produtos mais leves, como loções. Já as peles secas se beneficiam de hidratantes com textura mais emoliente, como cremes, que oferecem mais nutrição.
Baseando-se nas orientações da dermatologista, separamos quatro hidratantes bem aceitos pelo público para o tratamento. Confira após a publicidade.