Se você é fã de skincare ou está começando sua rotina de cuidados, certamente percebeu que a vitamina C está presente em vários produtos. Este ativo é um antioxidante, cuja principal função é proteger a pele dos radicais livres e, de quebra, promover ação anti-idade.
No entanto, a popularidade também trouxe algumas dúvidas e mitos, como a ideia de que quem tem pele oleosa ou com acne deve evitar o ingrediente por medo de aumentar a oleosidade ou piorar as espinhas. Mas, segundo o dermatologista Dr. Wolf Vieira, isso é um equívoco. “Tudo vai depender do veículo em que a vitamina está inserida. Para peles oleosas, o importante é optar por versões em sérum, que têm textura mais leve e toque seco”, explica o especialista.
A inclusão do ativo na rotina pode ser feita de maneira simples. O primeiro passo é garantir uma boa limpeza facial, utilizando produtos adequados para controle de oleosidade. Em seguida, aplicar um sérum de vitamina C, fórmula recomendada para esse tipo de pele por ter rápida absorção e não deixar resíduos oleosos.
Após o sérum, é fundamental o uso de um protetor solar específico para peles oleosas. Confira a seguir quatro indicações bem avaliadas.