Peles sensíveis apresentam uma barreira cutânea comprometida, aumentando a propensão à vermelhidão, irritação e alergias. Para evitar que a limpeza agrave essas condições, é essencial escolher produtos com ingredientes suaves e calmantes.
A dermatologista Isis Veronez Minami recomenda optar por fórmulas com agentes de limpeza suaves. “O produto não deve ser agressivo, não ter ação esfoliante e, de preferência, não ter fragrância também”, explica. Entre os ativos sugeridos estão a glicerina, o ácido hialurônico e óleos vegetais.
Já compostos como os ácidos glicólico e salicílico, que têm ação esfoliante, devem ser evitados, pois removem células da camada superficial da pele, o que pode causar irritação em peles sensíveis, apesar de serem eficazes para tratar acne e hiperpigmentação.
Álcool, corantes e fragrâncias também devem ser evitados, pois podem desencadear reações adversas.
O ácido hialurônico, por outro lado, é um umectante que retém grandes quantidades de água, promovendo hidratação profunda sem agredir. Ele ajuda a acalmar e fortalecer a barreira cutânea, sendo seguro e indicado para peles sensíveis.
Com base nas orientações da especialista, separamos 4 loções de limpeza facial adequados para peles sensíveis. Confira abaixo.