A gravidez é um período repleto de descobertas — e dúvidas. Nessa fase, o corpo da mulher passa por diversas mudanças, e a pele não fica de fora desse processo. Com o crescimento da barriga e alterações hormonais, é comum surgirem questões como ressecamento, coceira, manchas e até mesmo estrias.

Nessas horas, um bom hidratante pode ser um aliado indispensável, mas a escolha deve ser feita com cuidado. Afinal, qual fórmula é segura para mães e bebês? Existe algum ativo a evitar?

A dermatologista Thais Barros, que atende exclusivamente gestantes, lactantes e mulheres que estão tentando engravidar, explica que embora a barreira placentária forneça alguma proteção ao feto, ela não é totalmente impermeável. “Certas moléculas podem cruzar essa barreira, destacando a necessidade de tomar cuidados ao escpolher produtos para a pele nessa fase”, explica.

Para trazer respostas aos principais questionamentos sobre o assunto, o Estadão Recomenda conversou com Thais e mais dois dermatologistas, que contaram como escolher bons hidratantes e ainda indicaram opções seguras para as gestantes.

Ouvimos também a especialista em tratamentos para a pele na gravidez Ana Carulina Moreno, e Gilvan Alves, mestre em dermatologia pela Universidade de Londres e coautor do livro “Dermatologia e Gravidez”. Confira a seguir um guia sobre o assunto, incluindo uma lista completa com ingredientes proibidos.