Nos últimos anos, o mercado de skincare se voltou para o público vegano, que tem demandas específicas quando se trata de cosméticos. Esses produtos contam com certificação especial, que só é conferida quando o cosmético não contém ingredientes de origem animal e não são testados em animais. No TikTok, a tag Vegan Skincare reúne influenciadores que trazem informações sobre o assunto, com vídeos que somam milhares de visualizações.
Atualmente, existem certificações específicas que ajudam os consumidores a identificar esses produtos, como o Selo Vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e o Cruelty Free and Vegan, da Peta (EUA).
A formulação desses produtos substitui ingredientes de origem animal, como lanolina e cera de abelha, por alternativas vegetais ou sintéticas, como óleos e manteigas vegetais. Alguns evitam substâncias agressivas, como parabenos e sulfatos, priorizando ingredientes mais naturais.
O Estadão Recomenda separou quatro itens, cada um para uma etapa diferente de skincare. Selecionamos produtos com certificação vegana e são os melhores avaliados pelos consumidores em suas categorias.