Com o inverno chegando ao fim e a temporada mais quente antecipada, proteger-se dos efeitos nocivos do sol é ainda mais importante. A dermatologista Fernanda Nichelle alerta que, além de queimaduras, a exposição solar inadequada pode ter consequências graves a longo prazo, incluindo o surgimento de manchas, aumento do risco de câncer de pele e envelhecimento precoce.
Para uma proteção eficaz, é preciso usar produtos específicos. Protetores solares com amplo espectro (UVA e UVB) e FPS elevado (50 ou superior), água termal, e o uso de barreiras físicas, como chapéus, óculos de sol e roupas com proteção UV, são recomendados pela especialista.
A hidratação não deve ser esquecida, já que a exposição aos raios solares pode ressecar a pele, causando descamações e rachaduras. “Para pele oleosa, deve ser um produto com pouco ou nenhum óleo, preferencialmente oil-free. Já as peles mais secas exigem veículos mais cremosos e ativos altamente hidratantes”, explica Nichelle.
No caso dos protetores, a dermatologista Patricia Neves acrescenta que é necessário reaplicar as loções a cada 2 a 3 horas, e destaca: “O ideal é aplicar 2mg/cm², o que corresponde à famosa regra dos três dedos de filtro solar para cobrir o rosto.”
A seguir, com base na orientação das especialistas, fizemos uma seleção do que não pode faltar na necessaire durante o calor.