Sabemos o quão agradável é cair no sono ao som de violinos, sons de chuva e ruídos brancos. Mesmo assim, utilizar fones de ouvido por períodos demasiadamente longos pode danificar sua audição a longo prazo. Isso inclui as horas de repouso pelas quais o utilizador pretende permanecer com o equipamento em funcionamento.
Para isso, recomenda-se não permanecer com os fones de ouvido enquanto você dorme. Parece contraditório comprar um fone apenas para cair no sono, sem passar a noite com ele. Porém, o mesmo estudo publicado pela Nature apontou melhora na qualidade de sono ao escutar músicas antes de um cochilo. Assim, vale utilizar esses equipamentos apenas durante a contagem de carneirinhos.
Outra funcionalidade interessante que contribui para sua saúde está nos aplicativos de reprodução de música: a programação e agendamento. Você pode definir um temporizador que desligará a música automaticamente ao final de um período. Mesmo assim, é recomendável remover o equipamento assim que cair no sono, seja em uma rápida virada de lado no meio da noite, para evitar demais problemas no seu canal auditivo.