Ouvir música pode ser uma experiência bem melhor que o usual quando você tem os equipamentos certos. Quem busca por alta qualidade sonora já está acostumado com determinados termos, como Hi-Res. Ele aparece em diferentes produtos, de fones de ouvido a serviços de streaming.
Você sabe o que isso significa? Sigla para “high resolution” (alta resolução, em português), é uma certificação criada em 2014, concedida a produtos que atendam aos requisitos mínimos determinados pela JAS (Japan Audio Society). Quatro anos depois, a entidade criou a certificação Hi-Res Audio Wireless, para atender a popularização de áudios Bluetooth.
Audiófilos que buscam alcançar a pureza de detalhes das obras de seus artistas favoritos costumam ir atrás de dispositivos que entreguem altíssima qualidade. Nesse cenário, o selo Hi-Res é uma boa alternativa para começar essa jornada.
Enquanto o áudio convencional trabalha na taxa de amostragem 44.100 Hz e profundidade de 16 bits, o Hi-Res entrega características muito superiores, com 24 bits e geralmente entre 92.000 Hz – 192.000 Hz.
Não são todos os smartphones que conseguem fazer essa entrega, pois é necessário estar preparado para transmitir em LDAC – uma das exigências da JAS – e com Bluetooth de gerações mais recentes, para reduzir ao máximo perdas quando for optar por fones wireless. Por isso, tem quem recorra a dispositivos como o Walkman NW-A306, opção que tem a certificação e permite até uso de streamings.
A plataforma que você escolher ouvir sua música também influencia. Ao passo que Spotify ainda segue com áudio padrão na reprodução de suas músicas, concorrentes como Qobuz, Tidal e até mesmo Deezer e Apple Music oferecem melhores alternativas.
E vale lembrar que um headphone comum também não está preparado para receber toda essa qualidade, é preciso dispor de opções de alta potência, como os fones Hi-Res. Para facilitar sua busca, selecionamos abaixo alguns modelos que contam com esse selo.