Não, você não foi o único que ficou sem entender nada quando o X (antigo Twitter) foi colorido de verde neon e empanturrado de memes, como a capa de um certo livro chamado Memórias Póstumas de Brat Cubas.
— Mirror Brat 💚 (@mirror_dsoul) June 4, 2024
Mas, afinal, o que é brat? Traduzida do inglês para “pirralho” ou “mimado”, a palavra dá nome ao sexto álbum de estúdio da cantora Charli XCX (R$ 400 – R$ 500, em vinil). Certo, mas por que nós – público geral – só fomos ouvir falar da artista agora?
Voltemos ao começo. Nascida em Cambridge, Inglaterra, a vocalista iniciou sua carreira em 2008, com 14 anos. De lá para cá, emplacou um ou outro fenômeno, como o hit “Boom Clap”, trilha do filme A Culpa é das Estrelas (2014). Ainda assim, sempre se direcionou a um público nichado – típico de Lollapalooza, onde tocou em 2022.
Assim, em seu novo lançamento, conseguiu fazer com que sua estética pouco usual – uma tela verde neon com “brat” escrito em fonte pixelada e desfocada – fosse replicada pelos fãs na forma de memes. Desde então, trocaram-se fotos de perfil, criaram-se releituras, e a identidade visual verde neon pintou as redes sociais. No total, já foram mais de 100 mil postagens referentes ao termo, apenas no X.
Abaixo, além do nosso brat, separamos a versão em vinil do álbum da Charli para quem quiser conhecer.