A HP, dona da marca HyperX, projetou este headset para ser usado em jogos de console. O objetivo aqui era oferecer uma alternativa mais acessível para os gamers, mas que ainda entregasse uma boa performance sonora.
Funcionou: mesmo pecando em alguns aspectos, é um headset de muita qualidade, principalmente quando se considera a faixa de preço – tanto o repórter do Estadão Recomenda quanto os consumidores de e-commerces concordam nessa.
A começar pelo material, que já demonstra durabilidade na primeira olhada. Um problema muito comum em headphones/headsets são os controles do tamanho do arco. Eles podem quebrar com uma certa facilidade, especialmente em modelos feitos totalmente em plástico. O Cloud Stinger Core tem controles deslizantes de aço, que estão bem posicionados dentro do arco.
Mesmo assim, a estrutura não é rígida e permite um ótimo ajuste no rosto. As almofadas que cobrem os drivers e no alto do arco garantem o conforto durante o uso. Dá para usar o dia inteiro sem se sentir incomodado pelo acessório. Isso também se deve ao fato de ser um fone leve: mesmo grande e de material resistente, pesa apenas 215g – menos que os mais de 300g da maioria nesta categoria.
Ao colocar o headset pela primeira vez, o conforto é nítido, mas há um ponto que pode incomodar os mais exigentes: os fios de saída. Diferentemente da maioria dos acessórios desse tipo que concentram a saída em um lado, este mantém o formato Y e tem cabo em ambos. Isso significa que durante uma partida eles estarão lá, mas não necessariamente vão atrapalhar pois não enrolam por conta da tecnologia antiemaranhamento.
Mas não adianta “se livrar” jogado para trás, pois o cabo tem um controle de volume e saída de áudio. Ele é bem útil, especialmente naqueles momentos em que não dá para ficar indo atrás da função mudo no software usado. Com um clique, você consegue bloquear seu microfone rapidamente. O headset vem com um extensor, garantindo até três metros de distância no total.
Por falar em microfone, a qualidade é realmente impressionante para esse tipo de aparelho. Obviamente a melhor qualidade sonora está nos microfones dedicados, mas esse tem uma boa sensibilidade. Em diversas videochamadas fui chamado a atenção para o fato de estarem escutando minha respiração em momentos em que deixava o microfone aberto. E se isso for um problema, dá para driblar: basta afastar a entrada de áudio, que além de giratória tem um conector bem flexível.
Apesar de prometer áudio espacial com a tecnologia DTS:X, não senti tanta nitidez assim nos efeitos. A concorrete mais famosa, Dolby Atmos, oferece uma imersão bem melhor. No caso deste headtset, é possível diferenciar bem esquerda e direita, mas acima e abaixo pode ser um pouco mais complicado. O cancelamento de ruído, por outro lado, é impecável. Dá para se isolar facilmente dos barulhos mundanos com um desses na cabeça.