O que faz uma câmera ser boa? Para o fotógrafo e diretor de moda Tomás Barreto (@tom_barreto no Instagram), a melhor opção é saber tirar o melhor proveito daquela que você tem disponível. “Comecei fotografando com meu iPhone 4. Foi com ele, inclusive, que chamei a atenção das pessoas e descobri meu gosto pela prática”, diz.
Porém, à medida que a habilidade e a criatividade se desenvolvem, e o hobby evolui para algo mais sério, o equipamento também precisa acompanhar o fotógrafo. Aspectos técnicos como tamanho do sensor, velocidade do foco, ISO (que determina a sensibilidade à luz) e lentes fazem toda a diferença para capturar o momento certo.
Barreto destaca, em especial, a qualidade do sensor, que influencia na nitidez e profundidade, junto à construção do corpo e a precisão do foco automático. “A capacidade de obter boas imagens mesmo com pouca luz e a flexibilidade de ajustes manuais também são essenciais, pois agregam flexibilidade”, acrescenta.
É importante ter em mente o investimento pelo caminho: uma câmera digital de qualidade mais avançada, em média, custa a partir de R$ 3.000. Além disso, será necessário comprar as lentes, que começam em R$ 800.
Para não escorregar o dedo na hora do clique, perguntamos ao especialista quais são os melhores modelos de câmeras digitais para quem quer avançar no mundo da fotografia.
Veja as indicações a seguir.