O Echo Studio detecta automaticamente a acústica do ambiente em que ele está. Assim, a reprodução é ajustada de acordo com o local para melhorar a qualidade do som em qualquer situação.
Outro diferencial quando comparado aos demais modelos Echo é a possibilidade de utilizar o modelo como uma central para dispositivos de casa conectada. É possível utilizar lâmpadas inteligentes de serviços que costumam depender de um hub próprio para funcionar via Wi-Fi.
Essa possibilidade também se estende a outros acessórios, como sensores, fechaduras, câmeras de segurança, entre outros.
A conexão dispensa a necessidade de comprar um hub próprio para cada serviço, e facilita a integração dos diferentes aparelhos. O Echo Studio é potente, mas não possui bateria interna, então é necessário estar sempre conectado a tomada para o uso. Assim, ele não é tão portátil quanto outras soluções no mercado.
Outro ponto importante a se considerar é o preço: a Echo Studio é uma das mais caras da Amazon, custando em torno de R$ 1.699. Por fim, antes de decidir, você deve levar em conta o tipo de uso desejado para a caixa de som e também pensar no quesito transporte, já que ela não tem uma bateria integrada.