Câmeras de segurança profissionais costumam custar a partir de R$ 2,5 mil. Se a ideia é monitorar pets/crianças ou a entrada de casa, mas sem grandes exigências, esse modelo da Yoosee pode ser um bom ponto de partida.
O pacote vem com um suporte E27 para fixação, caso você não queira perder um ponto de luz da sua casa. Outra vantagem é a entrada para cartão de memória de até 128 GB – vendido separadamente – que consegue armazenar horas gravações. Usuários na internet relatam filmagens de até quatro dias ininterruptos, em algumas situações.
“Se colocar cartão de memória grava a imagem de acordo com a quantia. Comprei para 32 GB e coloquei para gravar à noite, das 18h as 6h, e vai gravar por 8 dias. Foi o que escolhi, mas pode gravar 24h e dura quatro dias a gravação. Não precisa apagar o vídeo, ela vai automaticamente apagando a gravação mais antiga. Grande surpresa essa compra, melhor que pensei.” – depoimento no Mercado Livre.
Por outro lado, o grande ponto negativo dela é o fato de funcionar apenas pela conexão Wi-Fi. Ou seja, não dá para monitorar sua casa enquanto você está fora. Ela é limitada à rede 2.4 GHz, mais extensa que a 5.0 GHz, porém mais suscetível a interferências de barreiras físicas e sobrecarga de dispositivos conectados.
Em nossos testes, monitorando uma gata em um apartamento de 60 metros quadrados, ela seguiu bem conectada na maior parte do tempo – exceto quando havia barreiras de metal (como portas e janelas) no meio do caminho, que interferiam no sinal e desconectavam da câmera.
As gravações são coloridas e tem definição que lembra celulares dos anos 2010 – não é das melhores, mas dá sim para visualizar. Tem gravação noturna em preto e branco, mas dá para deixar colorido ao acionar a luz de LED do dispositivo – que é bem fraca e serve apenas para deixar as gravações de ambientes escuros em cores.
A câmera consegue detectar pessoas, animais e veículos e pode seguí-los automaticamente, mas esse é um dos poucos recursos que são pagos.
Quem for usá-la em substituição de uma campainha pode aproveitar bem o uso do áudio bidirecional. Ele pode até parecer baixo em um primeiro momento, mas basta fazer o ajuste do volume nas configurações do aplicativo. Mesmo assim, o áudio emitido por ela não chegaria a ser alto o suficiente para cobrir barulhos de uma avenida movimentada, por exemplo.
Outra característica positiva é a funcionalidade de sobreposição de gravações. Funciona assim: quando o cartão de memória chega ao limite, a câmera entende quais são os vídeos mais antigos e vai deletando automaticamente, para incluir os novos. Você pode salvar os momentos mais importantes na galeria do seu celular, ao acessá-los pelo aplicativo da marca.
Apesar de não ser um defeito da câmera especificamente, é preciso citar que o app Yoosee tem um ponto negativo bem irritante: sempre que você vai abri-lo, é preciso pular uma propaganda primeiro. O menu, apesar de bagunçado, tem botões bem intuitivos e não devem causar muita dificuldade no uso para a maioria das pessoas.