Para quem quer montar uma casa conectada, apostar em lâmpadas e luminárias inteligentes é uma das opções mais simples para entender como essa tecnologia funciona, especialmente para quem já conta com assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistente. Claro, checar a previsão do tempo ou escutar uma música, com um simples comando de voz, já é legal, mas é possível fazer mais com esses produtos.
É o caso das lâmpadas e luminárias conectadas, que costumam fazer muito mais do que apenas acender e apagar. Boa parte dos modelos consegue ajustar a temperatura da luz, deixando-a mais clara, para trabalhar, ou suave, para a leitura ao lada da cabeceira. Outros aparelhos trazem ainda mais personalização, com um sistema de cor (RGB) integrado, controlado por voz ou aplicativo.
Dentro do app, inclusive, é possível programar rotinas para a iluminação da casa. Como, por exemplo, ascender as luzes sempre quando o sol se por, ou apagá-las, aos poucos, próximo à hora de dormir. Além da comodidade, esse recurso também pode ajudar na economia, especialmente para os esquecidos de plantão. Afinal, não terá mais como deixar a luz da sala acesa, varando a madrugada.
A seguir, o Estadão Recomenda separou três modelos de lâmpadas e outros três de luminárias inteligentes para incrementar a decoração da casa.