Imagine acordar cedo e não precisar ir até a janela abrir a persiana para iluminar o quarto. Ou, então, deitar-se na cama sem a necessidade de fechar as cortinas para tirar uma soneca. Apesar de toda a pinta de ficção científica, o conceito já saiu da teórico e tem ganhado o mercado, como faz o modelo inteligente da Nova Digital (a partir de R$ 923,99).
O ímpeto de controlar o tudo à nossa volta, sem sair do sofá, não é novidade. Para isso, inteligências artificiais comandadas por voz, como a Alexa e a Assistente Google, estão no cenário desde 2014. No entanto, não funcionam sozinhas. Para cumprir a automatização de um ambiente inteiro, elas carecem de objetos “inteligentes”. Aqui, entra a persiana.
Apesar do ticket médio mais alto – em torno de R$ 1mil – o aparelho desperta a curiosidade do público e já acumula mais de 100 vendas no Mercado Livre. Parte do bom retrospecto está alinhado à sua versatilidade, atendendo desde o metódico ao indeciso. Isto é, as cortinas podem ser acionadas tanto por agendamentos como pelo comando imediato – por voz, aplicativo ou controle remoto.
Com a pontuação média de 4,7/5 estrelas (a partir de mais de 15 avaliações), a persiana é, também, uma solução inventiva para economizar energia. A partir da programação de rotinas, é possível aproveitar ao máximo a luminosidade natural. Assim, além de prático, o dispositivo ganha um caráter sustentável.
Compatível com Alexa, Assistente Google e Siri, o aparelho – feito em alumínio – pode ser controlado, de onde estiver, pelo app (disponível para IOS e Android). Desse modo, o usuário pode abrir ou fechar a cortina a um passo de chegar em casa. A única ressalva fica a critério da instalação. Para isso, procure um profissional especializado.