Em posse das Echo Show 5 e Echo Show 8, foi possível perceber que os detalhes técnicos têm grande impacto na experiência. O tamanho, já citado, realmente pode determinar qual é o ambiente mais adequado, mas não é só isso.
A tela do Show 8 é bem mais brilhante que a do Show 5. Dessa forma, em ambientes muito iluminados, é preciso estar mais perto e olhando de frente para ter uma boa visualização da última.
Segundo as especificações da Amazon, a qualidade de imagem da Show 8 é de 960×480 pixels, enquanto na Show 5 ela sobe para 1280×800 pixels. Na prática, porém, não é tão perceptível assim.
O áudio volta a colocar a irmã maior em vantagem. Com um microfone a mais – e maior – dá para incomodar os vizinhos quando está no último volume. Por outro lado, mesmo com um som menos potente a Show 5 preenche bem um ambiente pequeno, como um quarto.
Ambas contam com a possibilidade de adicionar widgets para facilitar o acesso de alguns apps. Contudo, na Show 5 é preciso “caçá-los” por um botão discreto no canto direito superior, enquanto a Show 8 conta com uma aba que pode ser acessada rapidamente (sobrepondo o Spotify, por exemplo) pela lateral direita.
Mesmo assim, a quantidade de widgets ainda é bem pouca: são apenas 11 possibilidades, a maioria ligadas a anotações.