Quem não vê a hora de pular o Carnaval, provavelmente, também tem uma preocupação na cabeça: não ter o celular e o cartão do banco roubado, especialmente nos blocos de rua.

A preocupação é legítima: no último fim de semana de pré-carnaval, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) registrou 590 casos de roubo ou furto na capital. Apesar do alto número, houve uma queda de 60% em relação a 2023, quando foram contabilizados 1.508 casos no mesmo período.

No último domingo, 23, duas mulheres foram presas com 16 celulares furtados em bloquinhos de pré-carnaval na região de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. Na República, um homem foi preso com dois celulares roubados após foliões gritarem “pega ladrão”.

Por isso, muitas pessoas adotam a prática de levar um aparelho reserva — também chamado de “celular do ladrão” — quando vão às festas , como forma de minimizar perdas e proteger o celular principal: depois do furto, é comum os bandidos entrarem nos aplicativos de banco e fazerem a limpa nas contas bancárias.

Se você não tem um celular antigo para se proteger, uma opção pode ser comprar aparelhos baratinhos, pelo menos para não perder o contato com os amigos e companheiros quando está na rua.

A seguir, fizemos uma seleção de modelos de até R$ 430, um gasto bem menor do que ter o celular roubado e a conta invadida pelos ladrões.