Confira versão atualizada desta matéria em: Como escolher um smartphone com a câmera ideal?
Fotografar com extrema qualidade de detalhes, nuances e cores, filmar com altíssima definição e qualidade de cinema, que pode atingir 8K, superior à da imensa maioria das TVs à venda no mercado. Essas operações já deixaram, há tempos, de serem exclusividade de aparelhos específicos caríssimos ou profissionais e podem perfeitamente ser executadas por esse aparelhinho aí no seu bolso.
Hoje, muitos dos smartphones praticamente são projetados levando-se em conta a qualidade das imagens que são capazes de produzir, em torno dos módulos de câmera, cada vez mais chamativos e diferenciados, com duas, três ou até quatro lentes que executam funções diferentes na captura de uma imagem.
Enquanto a principal foca nos detalhes mais centrais, as auxiliares funcionam medindo, ajustando o foco e capturando a profundidade de campo, objetos no fundo, abertura de imagem com maior campo (wide) ou mesmo detalhes em primeiro plano, de objetos que podem estar muito perto do smartphone (modo macro).
Somadas as lentes e sua quantidade de megapixels, com a observação de que jamais deve se pensar na relação de “quanto mais melhor” neste caso, um bom sistema é complementado por um sensor de imagem moderno e um certo trabalho executado via processamento pelo software do smartphone.
Cada fabricante adota um tipo de tratamento neste sentido, com alguns dos mais recentes recursos de inteligência artificial, identificando os elementos da foto e do vídeo e aplicando filtros específicos. É por isso que celulares que às vezes têm as mesmas especificações de hardware apresentam resultados diferentes nos mesmos cenários.
Outro ponto importante é a chamada abertura das lentes, a ser notado principalmente por quem gosta de fotografar à noite ou em lugares pouco iluminados. Captar mais luz, desde que haja um bom tratamento posterior da imagem pelos recursos do smartphone, ajuda muito naquelas fotos com cara profissional.
Obviamente não é tarefa fácil escolher quais são os smartphones que podem ser considerados os melhores para fotos. Alguns, no entanto, normalmente modelos que estão no topo das linhas das fabricantes, se saem melhor no “conjunto da obra”, capazes de rivalizar com as câmeras profissionais.
Estes são alguns dos aparelhos que nunca vão te decepcionar na hora da foto
Mais Premium
iPhone 13 Pro Max (128 GB) Apple
O iPhone 13 Pro é uma enorme evolução. Ele traz uma rapidez absurda a tudo o que você faz e vem com novos recursos espetaculares para fotos e vídeos.No smartphone mais premium de uma linha que já é premium, a da Apple, o hardware totalmente atualizado, a última palavra em desempenho no mercado, se une a um software super inteligente para fotos realmente épicas.
O conjunto traseiro de três câmeras (principal, grande angular/wide e telefoto) e mais um sensor de profundidade permite a entrada de muita luz, gerando imagens noturnas perfeitas, sendo capaz de entregar zoom ótico de 3x (digital de 15x), com um arranjo exclusivo que possibilita imagens macro, de objetos a centímetros das lentes, se valendo da lente ultra-wide, em um modo que a Apple chama de “super close-up”. Facílimo de usar – o próprio aparelho já identifica sua intenção de fotografar algo próximo e ajusta o campo e o foco em frações de segundo, automaticamente. O iPhone precisa de apenas 400 milissegundos para fazer a correção.
A câmera wide é a maior já lançada pela Apple até agora, com 1,9 μm, oferecendo abertura f/1,5, especificação que garante a entrada de 49% mais luz do que em um modelo anterior da linha – o iPhone 12 Pro Max – que por sua vez já produzia imagens incríveis. O modo noturno, bem como a adaptação dos modos de cena de acordo com o motivo que você está fotografando – esportes, paisagens, pôr do sol, pets, etc -, é automático.
O iPhone 13 Pro Max incorpora um recurso chamado “estilos fotográficos”, que permite escolher a aparência das fotos em termos de tom, calor, luminosidade, etc. Suas opções incluem padrão, contraste rico, vibrante, quente e frio. E você pode ajustá-los como achar melhor, visualizando a imagem antes de registrar ou mesmo conferindo como ela ficará diante de diversos tipos de filtros.
Entre vários outros destaques, o celular topo da Apple apresenta ainda, aprimorado, o chamado “modo retrato”. Graças às excelentes capacidades de medição de profundidade de campo por meio de sensores, o iPhone 13 Pro Max consegue desfocar o cenário de fundo na medida correta, trazendo uma excelente exposição e contraste para as personagens fotografadas.
As lojas online costumam oferecer boas promoções do iPhone, então a dica é sempre ficar de olho em ofertas e cupons, além de descontos no pagamento à vista. Como referência, os valores da versão com 128 GB do celular da Apple:
Concorrente
Galaxy S22 Ultra 5G (256 GB)
Bem-vindo ao novo padrão extraordinário. Nosso processador mais rápido de todos os tempos. Câmera com Nightography. Bateria que dura muito além do que o seu dia1. S Pen integrada. Conheça o Galaxy S22 Ultra 5G com o poder do Note. Fina e ousada, uma estrutura polida envolve o formato extrudado para uma simetria elegante.Uma excelente performance em fotografia, entre as melhores do mercado, é o que você pode esperar do celular topo de linha da Samsung. O Galaxy S22 Ultra incorpora especificações impressionantes em seu conjunto quádruplo de câmeras.
Os destaques incluem uma unidade principal com incríveis 108 megapixels, uma lente que está entre as únicas ultra wides (grande angular) com foco automático no mercado, e não uma, mas duas câmeras de telefoto que, combinadas, conferem ao smartphone premium uma ótima capacidade de zoom óptico de até 10x.
A câmera principal é acompanhada do maior sensor de pixels já posto no mercado até hoje pela marca. Ele pode detectar baixa luminosidade e fundir seus megapixels, criando blocos de nove pixels para aumentar o tamanho, e os pixels de 2,4 μm resultantes puxam muita luz. Isso, mais o processamento de baixo ruído, ajuda a eliminar a granulação para uma fotografia clara e detalhada no escuro – uma técnica que a Samsung chama de “nightography”.
A integração foto-vídeo é outro dos pontos altos do Galaxy S22 Ultra. Utilizando um modo chamado “visão do diretor”, dá pra gravar usando o sistema de câmera quádruplo completo, de vários ângulos e com as câmeras selfie e traseira, tudo de uma vez. A galeria, posteriormente, preenche vários formatos – como imagens estáticas, loops, vídeo em hyperlapse e muito mais – para você escolher.
Fique atento na hora de comprar, porque o smartphone premium da Samsung costuma ter variação de preços conforme a cor (preto, branco, vinho ou verde).
Melhor Custo benefício
Xiaomi Mi11 (256 GB)
Ostentando um conjunto triplo de câmeras na traseira, o topo de linha da chinesa Xiaomi no Brasil oferece um excelente desempenho em fotografia e, ao contrário dos concorrentes, incorpora algo raro em seu setup: uma lente macro dedicada, ao lado da principal de grande angular.
Isso faz com que o Xiaomi Mi 11 obtenha ótimos resultados na fotografia de objetos muito próximos do smartphone (até 10 cm). A inteligência artificial incorporada alterna entre os modos de câmera automaticamente, assim que o aparelho “percebe” que seu desejo seja a fotografia no modo macro.
Outro destaque é o enorme sensor principal com 108 megapixels, que inclusive é fabricado pela Samsung, complementado por um sensor de 13 megapixels (wide) e o macro de 5 megapixels.
Um dos atrativos do aplicativo de câmera é um modo manual bastante completo, para quem curte mexer nas configurações automáticas em busca das melhores imagens – o Mi 11 vêm com vários modos de inteligência artificial pré-programados, sendo capaz de identificar a cena fotografada e ajustar os parâmetros de câmera.
Já no modo manual, você pode escolher uma das 4 predefinições de balanço de branco ou modificar a temperatura da luz e também o foco por meio de controles deslizantes, além de velocidade do obturador e controle ISO com intervalos dependendo de qual câmera você está usando.
Há ainda um modo de longa exposição com diferentes predefinições – multidão em movimento, trilhas de néon, pintura a óleo ou de luz, céu estrelado e rastro de estrelas, além de um “modo Lua”, com zoom e luminosidade específicos para fotografá-la. Esqueça aquelas imagens borradas, distantes e apagadas nas noites de Lua cheia.
A atenção na hora da compra deve ser prestada porque o Mi11 tem uma versão lite, que tem desempenho numa faixa inferior, além de ter uma variante chamada Mi11i, ligeiramente mais simples.