A Apple anunciou nesta segunda-feira, 10, o iPhone 16, que terá quatro versões diferentes, entrada, Plus, Pro e Pro Max – mas com destaque maior para os básicos.

Essa atenção especial pode tornar o dispositivo um dos preferidos dos consumidores da marca desde o iPhone 11, seguindo o mantra de “básico bem feito”, como sinaliza a repórter Bruna Arimathea, enviada especial do Estadão para o evento de lançamento da Apple na Califórnia, EUA.

Os novos aparelhos, porém, chegam ao mercado brasileiro com preços bem salgados: a partir de R$ 7,8 mil para o modelo de entrada de 128 GB, cerca de R$ 500 a mais que o iPhone 15 em seu lançamento no ano passado. Os valores podem atingir até R$ 15,5 mil, no iPhone 16 Pro Max (1 TB).

Todos os modelos são mais caros que na geração anterior, mas quem teve o maior aumento percentual foi o iPhone 16 Plus, que subiu 14,5%.

Os smartphones começam a ser vendidos a partir do dia 24 de setembro, na loja oficial da Apple e nas principais lojas. Algumas plataformas permitem cadastro para receber o aviso de pré-venda em primeira mão, como a iPlace.