A Motorola desenvolveu uma inteligência artificial para ajustar as configurações automaticamente antes do clique. Dá para desativar, mas o recurso apresenta sugestões durante o uso e é bem útil para quem não quer ficar pensando tanto em controles de obturador ou ISO.
De um modo geral, as fotos são ótimas. Mas fica o aviso: as telas dos smartphones da Motorola da atual geração apresentam uma saturação maior que nos concorrentes, por isso, é comum achar que o seu clique está mais colorido que o normal. Para alterar isso, basta ir em Configurar > Tela > Cores e escolher a opção Naturais.
O zoom impressiona. O alcance óptico é de 3x e tem bastante qualidade, graças a lente de alta definição. O software da câmera sugere também a opção 6x, já digital, mas que também faz uma boa entrega por conta do processamento com inteligência artificial.
Dá para avançar até 100x, mas o intervalo entre 30x e 100x começa a pixelizar de uma forma mais incômoda. Exemplo:
Teste de zoom no Motorola Edge 50 Ultra
Com a IA ativada, a câmera suaviza as tremulações durante o uso, seja no modo foto ou vídeo. O zoom para filmagens vai até 20x, bem longe, mas já pixelizado também. No modo noturno, a câmera para fotos avança até 10x, enquanto o vídeo impede qualquer tipo de ampliação.
Alguns consumidores reclamam da qualidade do áudio em ambientes muito ruidosos. A marca propõe uma solução para isso ao adicionar cancelamento de ruído e vento por intermédio da inteligência artificial.
Porém, como vem desativado de fábrica, é preciso configurar (símbolo de Engrenagem no canto superior direito > seção Vídeos > Áudio com inteligência artificial > Cancelamento inteligente de ruído).
Além do formato padrão, a câmera tem os tradicionais modos noturno, profissional, retrato, câmera lenta, etc. Mas inclui também alguns bem diferentes, como o Cor em Destaque (em que você seleciona uma cor antes do clique e deixa o resto da foto em escala de cinza) e Captura Dupla (que tira uma foto pela visão traseira e frontal ao mesmo tempo, inspirado na rede social BeReal).
Teste do modo Câmera Dupla no Motorola Edge 50 Ultra
Senti falta de finalizar as fotos em outros formatos, como HEIF e RAW, já que a Motorola permite fotografar apenas em JPG – mesmo no modo Pro. Usando outro aparelho para finalizar em HEIF, uma foto com configurações bem similares ficou quase 3 MB mais leve. Usado em iPhones e alguns modelos da Xiaomi, o formato HEIF permite armazenar um número maior de fotos na mesma capacidade de armazenamento.
Outro ponto negativo é que, durante meus testes, o uso intenso da câmera deixou o aparelho quente. Esse não é um problema que vai afetar a maioria dos usuários, que geralmente abrem a câmera, clicam e fecham. Mas quem ficar brincando com as diferentes funcionalidades das lentes talvez note que a tela passará por uma variação de temperatura. Não foi uma questão quando eu estava jogando, por exemplo.