Uma boa notícia para quem comprar o celular atualmente é a Galaxy AI, sistema de inteligência artificial da Samsung, que primeiro foi lançada para o S24 e, depois, foi sendo implementada em modelos anteriores.
Isso pode ser um diferencial na hora da compra, já que o Galaxy S23 também conta com as funcionalidades de edição generativa e assistência virtual presentes no S24, mas custa bem menos.
Na minha experiência de uso com o S23, utilizei muito as ferramentas de mídia, como a edição baseada em IA e a transcrição e resumos automáticos de gravações de voz.
Essas funções, mais uma vez, facilitam processos que seriam mais difíceis com um Photoshop e um Pinpoint, respectivamente. Entre outras funcionalidades, estão também incluídas:
- Assistência de escrita: corrige, reescreve e gera textos através do próprio teclado do celular;
- Resumo de notas: seja no Gravador de Voz ou em Notas, organiza o conteúdo em tópicos e resume em um texto mais conciso;
- Intérprete: uma alternativa mais responsiva que o tradutor padrão, media uma conversa entre duas pessoas e reproduz a mensagem de cada pessoa no seu próprio idioma. Em ligações telefônicas, esse intérprete substitui a sua voz e transforma sua fala no idioma desejado
Já a função Circular para Pesquisar, promovida pela Samsung em parceria com a Google no lançamento do S24, não me pareceu revolucionária. Trata-se da mesma função de pesquisa por imagem, já nativa do aplicativo do Google, mas com uma utilização mais intuitiva.
Ela pode ser útil para pessoas que não têm tanta facilidade em navegar na internet, basta apontar a câmera e circular. É como apontar para algo e perguntar “o que é isso?”, mas nada que já não existisse.